Sete dicas para ter mais produtividade como revendedora

Tempo de leitura: 6 minutos

Como aumentar minha produtividade? É a pergunta mais comum de qualquer pessoa que trabalha de forma autônoma, principalmente quem trabalha com revenda de produtos.

Geralmente, quem trabalha com revenda de produtos, precisa conciliar o trabalho atual (nem todas as revendedoras trabalham exclusivamente com a revenda) com os diversos produtos que revende, além dos afazeres domésticos.

Estas diversas atividades realizadas devem ser feitas não apenas respeitando prazos, mas também com qualidade.

Atualmente, existem diversas ferramentas tecnológicas, que podem facilitar muito na execução destas tarefas e, aumentar a produtividade no dia a dia.

Muitas vezes, essas mesmas ferramentas acabam sendo responsáveis por eventuais perdas de tempo, que são um dos principais obstáculos para quem quer ser mais produtivo. As distrações da internet, do celular, somadas a hábitos errados e inclusive a fatos relacionados ao nosso bem-estar, minam qualquer chance de fazer nosso trabalho ser melhor do que é.

Melhorar sua produtividade não é algo impossível, e também não é preciso viver apenas em função do trabalho para alcançá-la. Confira sete dicas que vão ajudar você a aumentar a sua produtividade no trabalho.

Controle o tempo de trabalho e descanso

Um profissional produtivo não é aquele que faz tudo ao mesmo tempo, que leva trabalho para casa ou almoça enquanto faz as atividades. Atitudes desse tipo, que visam adiantar o serviço, na verdade, apenas fazem a produtividade cair e trazem até problemas de saúde.

Por isso, controle o tempo que você passa trabalhando. É recomendável intervalos de 10 a 15 minutos para cada 1 hora e meia de trabalho, e de até meia hora para cada duas horas diretas. As atividades não devem ser exaustivas, então, quando perceber que não consegue mais continuar, pare. Dê um intervalo a você mesmo para que possa aliviar o estresse e recarregar as baterias, para, quando voltar, produzir mais e melhor.

Utilize métodos que facilitam a produção

Existem métodos que podem ajudá-la a ser mais regrada em relação aos horários e, com isso, conseguir produzir mais em um determinado intervalo de tempo.

O método Pomodoro, por exemplo, consiste em dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos de trabalho direto, e uso de intervalos de 5 a 15 minutos para descanso e recarga das baterias. Durante os 25 minutos, nenhuma distração deve afetá-la, sendo que esse precioso tempo deve ser usado com foco unicamente no trabalho.

Tenha cuidado com as redes sociais, internet, celulares e afins

Para quem revende produtos, as redes sociais são grandes aliadas, mas cuidado. Quando acessá-las, mantenha o foco no que é importante. Não deixe que tomem grandes porções do seu tempo. Esses serviços, apesar de importantes no auxílio das vendas, não são o seu trabalho, e usá-los demais reduzirá drasticamente sua produtividade.

Por isso, se quiser mesmo ser produtiva, comece nas configurações desses serviços. Desative as notificações do celular, ou mesmo desligue-o durante uma atividade que demande maior concentração. No atendimento a um cliente, em uma reunião ou em controles de planilhas, por exemplo, notificações com convites de jogos ou comentários em fotos vão apenas desviar o seu foco e atrasar o prazo de entrega da tarefa.

Além disso, estipule horários para acessar seus perfis e seus emails. O tempo dedicado a essas atividades pode ser uma distração, mas não deve ser maior do que o tempo reservado para as tarefas. Com disciplina e vontade, você verá que é mais fácil do que parece e vai trazer ganhos reais à sua produtividade.

Organize as tarefas da maneira que for possível

Organizar as atividades principais é fundamental para que não apenas você tenha maior noção do que fazer, mas também para que esvazie um pouco a cabeça, sem a chance de apagar aquela atividade e terminar sem fazê-la.

Anote as tarefas que você deve fazer obrigatoriamente, pode ser numa lista, planilha, celular ou em outro lugar, mas que seja onde você tenha acesso fácil e veja com frequência. Separe-as de acordo com sua rotina, seus horários disponíveis e a real urgência dessa tarefa. Assim, você terá noção do que é importante e deve ser feito e do que pode ficar para outra hora.

Mas é importante não perder muito tempo apenas na tarefa de organização. Por a mão na massa é o que vai garantir o cumprimento da atividade, e não apenas saber que ela existe com anotações.

Tenha um bom hobby

Uma atividade que lhe faça bem fora dos horários de expediente com certeza fará seu trabalho melhorar. Todos devem, nos momentos de lazer, fazer alguma coisa que traga prazer e relaxamento, além de manter o cérebro funcionando. Ler, praticar esportes, aulas de música ou outras atividades vão fazer você se revigorar, esquecer dos problemas, manter sua cabeça funcionando e, com esse conjunto, elevar sua produção. O seu hobby pode inclusive lhe trazer boas ideias que ajudarão no trabalho.

Mantenha uma boa alimentação

O que você ingere também influencia no resultado do seu trabalho. Por isso, não tenha uma alimentação saudável apenas para ter uma boa saúde, mas também para poder tornar a sua atividade comercial mais produtiva.

Especialmente durante o trabalho, não consuma muito café, pois além de poder provocar dor de cabeça, quando consumido em excesso, ele pode te deixar agitada demais e incapaz de se concentrar. Beba muita água, pois um corpo hidratado raciocina melhor. Também prefira consumir frutas e alimentos ricos em fibras e proteínas. Comidas pesadas exigem muito tempo de digestão e isso consome energia do organismo — energia que influencia na forma com que você trabalha.

Não seja perfeccionista demais

Buscar sempre fazer o seu melhor é importante, mas essa meta não pode se tornar uma obsessão. Um trabalho não deve ser descartado só porque não ficou completamente perfeito.

Por isso, ao considerar as metas do seu negócio, não seja exigente demais a ponto de torná-las inalcançáveis. Também não perca tempo demais procurando ou mesmo criando problemas, porque isso faz sua produtividade reduzir consideravelmente, já que se dedica mais tempo caçando defeitos do que colocando a mão na massa, de fato.

Não se desapegue da qualidade de um resultado, faça o melhor que puder, mas não deixe isso ser além do saudável e prejudicar a realização das atividades. O perfeccionismo deve fazê-lo melhorar algo, e não apenas apontar o que está errado.

Quer conferir outras dicas para se tornar um revendedor de sucesso? Faça o download gratuito do nosso guia agora mesmo!

Como está a sua produtividade? O que você faz para ser mais produtivo? Compartilhe conosco a sua experiência e caso ainda tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Sete dicas para ter mais produtividade como revendedora
5 (100%) 9 votes

Deixe um comentário